sexta-feira, 27 de julho de 2012

Estudar fora do país é o sonho de qualquer estudante.


Intercâmbio Cultural - Roda Mundo

Estudar fora do país é o sonho de todo estudante que deseja entrar em contato com uma cultura diferente, além do aprendizado de uma segunda língua ser importante para o currículo profissional.

Lembre-se que viajar é sair da rotina e entrar em contato com o desconhecido. O ideal é por tudo no papel. Metas, financiamento, gastos, tipo e duração dos cursos são dúvidas que sempre aparecem. Se formos escolher uma palavra que resume o intercâmbio é "troca". Troca de experiência, de cultura, de língua.
Reunimos dicas básicas para ajudar você a dar os primeiros passos rumo à realização desse sonho:

Documentação
Viajar para alguns países é uma burocracia danada. Por isso, antes da matrícula, se prepare para reunir uma série de documentos que vão ajudar mais à frente no processo de intercâmbio. Visto, passaporte e taxas farão parte da sua rotina na tão sonhada viagem ao exterior.

A palavra nesse quesito é planejamento. Planeje suas finanças. Como? Sabe aquela grana que você gasta na balada de fim de semana? Guarde-a. Pesquise com calma as opções que as agências de intercâmbio oferecem.
Se você terminou o Ensino Médio e tem vontade de ingressar direto para uma universidade lá fora, conheça as maneiras para entrar na instituição pretendida. Algumas exigem uma série de procedimentos como ótimas notas e bom comportamento. Fique atento a isso. Pesquise o país, cidade e bairro que você irá morar e também a instituição de ensino. Tudo é importante para não ser pego de surpresa com alguma novidade no meio do caminho.
Passaporte
Os processos de bolsas são, em sua maioria, divulgados pelas próprias universidades e são abertos a estudantes de todo o mundo. As bolsas costumam pagar não só o curso do aluno como também a viagem e hospedagem.
Onde morar e como
Uma vez por dentro de tudo, é hora de decidir qual pacote escolher para a viagem. Há vários. Um dos mais procurados é a opção de morar com uma família em outro país. Essa alternativa é ótima para quem quer praticar o idioma e conhecer melhor a cultura. Outra opção é morar em alojamentos divididos com estudantes de diversos países e cursos distintos. Muitos são fornecidos pelas próprias faculdades onde os estudantes estão fazendo intercâmbio, o que facilita o deslocamento.
Trabalhar lá fora

A prática é bastante procurada por jovens já formados e que desejam aperfeiçoar a língua estrangeira. Na maioria das vezes, eles são empregados como babás (geralmente para meninas), empregos de garçons (para os meninos) ou vendedores. Dessa forma, você consegue levantar uma grana para ajudar nas despesas ou fazer um pé de meia quando voltar.
Nos Estados Unidos, um dos destinos mais procurados, é possível trabalhar de operador de caixa em estações de esqui a croupier em cassinos, passando por empregos em lugares como hotéis, lojas, resorts e restaurantes. Há ainda programas que podem levar você para países como França, Austrália, África do Sul, Canadá, Nova Zelândia e Irlanda.
Aprenda o inglês

Não se esqueça: um intercâmbio altera a rotina que você já está acostumado e contratempos eventualmente podem aparecer. Assim, aproveite a experiência, faça novos amigos e aprenda o máximo que puder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário