terça-feira, 29 de novembro de 2011

Carteira de habilitação – Como dirigir na Europa

Para você que vai viajar para a Europa, mas ainda não sabe como obter permissão para dirigir legalmente no continente, saiba agora quais são os documentos necessários para conduzir veículos em território europeu. Convenções internacionais estabeleceram que a Permissão Internacional para Dirigir (PID) ou ainda a Licença Internacional de Condução (LIC), é o documento que habilita o estrangeiro para conduzir veículos automotores da mesma categoria da sua Carteira Nacional de HabilitaçãoCNH (A, B, A-B, C, D ou E) em outros países.
O principal requisito para obter a permissão internacional é estar com a CNH dentro da validade. A categoria da habilitação e as restrições médicas da PID são as mesmas referentes a CNH e no caso de ocorrer qualquer alteração no cadastro do condutor a mesma deverá ser incluída no respectivo documento internacional de habilitação. A permissão é válida por um ano, mas não é renovável. Caso deseje utilizar por um período maior ou visitar a Europa algum tempo depois será necessário renová-la.
Para solicitar a sua PID você deverá procurar o Departamento Estadual de Trânsito – Detran do seu Estado e os endereços dos escritórios autorizados a emitir a Carteira Internacional de Habilitação. Você terá de preencher um formulário e pagar uma taxa que varia de acordo com cada escritório. Os documentos necessários para fazer a solicitação corretamente são: duas fotos 3X4 iguais e recentes; cópia autenticada do RG, a C.N.H. e um comprovante de residência.
Possuir a PID em território estrangeiro traz algumas vantagens, como por exemplo, no caso de um motorista estrangeiro cometer uma infração de trânsito ou se envolver em um acidente no exterior, as autoridades certamente irão exigir o documento de habilitação e estando com o mesmo em mãos, os problemas ficam bem menores. Além disso, a permissão facilita a comunicação, pois contém as informações do motorista em diversos idiomas incluindo o alemão, árabe, chinês, espanhol, francês, inglês, português e russo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário